enem divulgação SITE hotelzinho

História

“Quem semeia qualidade e credibilidade transcende os limites do tempo.”

(Autor desconhecido)

 

Falar de nossa história é resgatar nossa identidade. O Colégio Djanira Tavares foi fundado no ano de 1933 pela professora Djanira Tavares da Silva. No passado, era conhecido como “Escola Almirante Barroso”, por localizar-se na rua do mesmo nome.

Em 19 de dezembro de 1976, a professora Djanira Tavares da Silva, faleceu e sua filha Maria do Socorro Tavares da Silva deu continuidade ao trabalho educativo, com muito amor e dedicação, transformando a escola, em uma tradição que a cada ano se renova.

O crescimento do CDT não está restrito só às disciplinas curriculares, sua atuação nas áreas cultural e esportiva vem se destacando a cada ano através de uma equipe de profissionais cujo esforço é incomensurável; e de uma clientela que confia na seriedade do seu trabalho, fazendo com que a família CDT sinta-se orgulhosa e reafirme o seu compromisso com a educação.

Na parte cultural, o CDT destaca-se, através de apresentações de danças, tendo sido destaque nos festivais colegiais. O grupo de dança está sendo sempre convidado a apresentar-se em outras instituições fazendo um grande sucesso. Todos os anos, é apresentado um belíssimo espetáculo, valorizando a parte cultural e desenvolvendo o talento de cada aluno, através da dança, do teatro e da música,oportunidade em que também  são apresentadas as danças de ballet.

No ano de 2011, o espetáculo completou 10 anos e foi apresentado no Centro de Convenções (Garden Hotel) com o título “Expressões”.

Nos esportes, o CDT participa de vários torneios locais e já obteve inúmeras conquistas, através de classificações, recebendo vários troféus e medalhas.

Apesar de vivermos em um mercado competitivo o CDT tem se tornado também uma referência no ensino, uma vez que possui em seu quadro profissionais capacitados e comprometidos com os avanços da educação, levando-o a ser destaque no Enem.

Em 2009, classificou-se em 4º lugar; em 2010, ocupou o destaque do Grupo I, o que é um orgulho para a continuação da sua história.

Há destaques também nas Olimpíadas de Matemática, Astronomia e Informática com ótimas classificações.

Em 2010, o aluno Mateus Carvalho Dantas, na época aluno da 1ª Série do Ensino Médio, destacou-se na OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), classificando-se em 1º lugar na Paraíba e 3º lugar no Brasil, recebendo as medalhas na UNICAMP.

Nos vestibulares, a história de sucesso começou desde o primeiro ano em que foi oferecida a 3ª Série do Ensino Médio. Com classificação dos alunos: Diego Tavares Cavalcanti, 1º lugar em Administração de Empresas (UEPB);  Paulo Pedro de Freitas, 1º lugar em Comunicação Social (UEPB) e Manuela Maria Lopes, 1º lugar em Fisioterapia (FACISA). A cada ano, o CDT destaca-se renovando a sua história. Em 2009, chegou a atingir um percentual de 97% de aprovação e em 2010, o aluno Dennis Vitor Lino de Sousa obteve o 1º lugar em Psicologia (UEPB);  Glaydson Brendow Sousa Silva, 1º lugar em Arte e Mídia (UFPB) e Karla Maria Sousa Trajano, 3º lugar em Educação Física (UEPB), entre outros alunos que também foram aprovados e que fazem parte desta brilhante história. Em 2011, o aluno Arysson Cavalcanti obteve a maior nota na UEPB no curso de Engenharia Ambiental, elevando mais ainda o conceito do CDT em referência à educação. Obtivemos também  altos índices de aprovações nos vestibulares.

No IFPB, o CDT confirmou sua participação com o 2º e 3º lugares obtidos em cursos concorridos (9º ano) o que também é muito honroso para todos os que fazem o CDT.

Educação se constrói com história, e por isso sempre a contamos com muito orgulho: São 81 anos de Competência, Dedicação e Tradição. (CDT)

_______________________________________________________________________________________________________

Fundadora do Colégio Djanira Tavares

Falar da professora Djanira Tavares é viver novas emoções, deixando fluir os sentimentos, é recordar saudosamente a educadora competente, dedicada, respeitada, solidária e amada. Era uma senhora simples, mas de grande coração, sempre acolhia e educava, com carinho, aqueles alunos mais necessitados, sem receber nada em troca. Tornou-se referência em educação. Tinha consciência do seu compromisso, da sua responsabilidade e a sua trajetória educacional que muito marcou toda a sua vida profissional.

            Nasceu no dia 07 de Janeiro de 1918, na cidade de Campina Grande-PB, residiu toda sua existência na Rua Almirante Barroso, no bairro do Cruzeiro. Foi funcionária pública durante vários anos, exercendo a função de professora nos Grupos Escolares, Apolônio Amorim, Estelita Cruz e Melo Leitão. Fundadora, professora e proprietária do Instituto Almirante Barroso, onde dedicou toda a sua vida à educação e a sua família, razão do seu viver. Faleceu no dia 19 de dezembro de 1976, às 18 horas, no hospital Pedro I. Professora querida, mãe e amiga cuja lembrança permanece presente nos corações de todos. Alguns de nossos alunos são frutos (netos/ bisnetos) daqueles que tiveram o privilégio de terem estudado com a nossa inesquecível professora. Seu nome é uma grande herança e permanece com uma bonita lembrança, sendo homenageada pelo Colégio Djanira Tavares e pela Câmara de vereadores que denominou Professora Djanira Tavares, uma rua situada no bairro onde nasceu (Cruzeiro).

Como dizia Khalil Gibran: “A morte é mais forte que a vida, mas o amor é mais forte que a morte.”  

            Homenageio saudosamente com reconhecimento e gratidão,  essa grande mulher que, com muita sabedoria e humildade, ministrava seus conhecimentos e me ensinou a olhar a educação com amor, dedicação e seriedade, tornando o Colégio Djanira Tavares uma verdadeira Tradição e referência em Educação de qualidade.

            O verdadeiro amor nunca morrerá, por mais que o tempo e a distância insistam em fazer-me esquecer, serei fiel aos seus ensinamentos, pois tudo o que me ensinou é a base de todo o meu trabalho. O afeto existente entre mãe e filha jamais será esquecido.