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Proposta Pedagógica

O Colégio Djanira Tavares tem sua proposta pedagógica baseada na pedagogia sócio interacionista de Vygotsky, segundo a qual o aluno é sujeito do conhecimento construído na interação sujeito-objeto, sendo que essa ação do sujeito sobre o objeto é socialmente mediada.

O objetivo é privilegiar a construção do conhecimento pelo educando e a interação entre os participantes do processo. Os trabalhos coletivos em grupo passam a fazer parte da proposta pedagógica e o professor tem o papel de orientador da aprendizagem, pois assume o papel de mediador na relação sujeito/aluno e objeto do conhecimento.

Temos também o compromisso de favorecer a descoberta dos talentos naturais dos educandos que se encontram adormecidos, estimulando as suas potencialidades,  incorporamos à fundamentação teórica do sócio interacionista, aspectos da Pedagogia de Projetos e da teoria das Múltiplas Inteligências.

Queremos ainda torna-los leitores críticos, sensíveis aos problemas sociais da nossa comunidade local e do nosso país, cidadãos éticos, participativos, que buscam o desenvolvimento sustentável, ansiando uma sociedade mais justa e humana. O “aluno” ao qual  nos propomos formar é uma pessoa encorajada a realizar seus sonhos e compartilhar suas conquistas com a coletividade.

A pedagogia da inclusão faz parte do nosso trabalho. A inclusão não se faz somente com os que ficam fora da escola. Dentro da escola muitos alunos são excluídos pelos professores e colegas. São excluídos quando nunca falamos deles, quando não os valorizamos, quando os ignoramos continuamente. São excluídos quando supervalorizamos alguns, colocando-os como exemplos em detrimento de outros. São excluídos quando exigimos de alunos com dificuldades de aceitação e de relacionamento, resultados imediatos, metas difíceis para eles no campo emocional.

A autonomia do Colégio Djanira Tavares em seus aspectos administrativos e pedagógicos, entendidos como mecanismo de fortalecimento de uma gestão democrática a serviço da comunidade, será assegurada mediante a capacidade de, coletivamente formular, implementar e avaliar sua proposta pedagógica.