NOSSA HISTÓRIA
O Colégio Djanira Tavares foi fundado no ano de 1933 pela professora Djanira Tavares da Silva. No passado, era conhecido como “Escola Almirante Barroso”, por localizar-se na rua do mesmo nome.
Em 19 de dezembro de 1976, a professora Djanira Tavares da Silva, faleceu e sua filha Maria do Socorro Tavares da Silva deu continuidade ao trabalho educativo, com muito amor e dedicação, transformando a escola, em uma tradição que a cada ano se renova.
O crescimento do CDT não está restrito só às disciplinas curriculares, sua atuação nas áreas cultural e esportiva vem se destacando a cada ano através de uma equipe de profissionais capacitada; e de uma clientela que confia na seriedade do seu trabalho, fazendo com que a família CDT sinta-se orgulhosa e reafirme o seu compromisso com a educação.
Na parte cultural, o CDT destaca-se, através de apresentações de danças e teatro. Todos os anos, é realizado um belíssimo espetáculo, valorizando a parte cultural e desenvolvendo o talento de cada aluno.
Nos esportes, o CDT participa de vários torneios locais e já obteve inúmeras conquistas, através de classificações, recebendo vários troféus e medalhas. Além de vários ex- alunos que se destacam como atletas profissionais em todo pais.
O CDT tem se tornado também uma referência no Ensino Médio, uma vez que possui em seu quadro profissionais capacitados e comprometidos com os avanços da educação, levando-o a ser destaque no Enem.
Todos os anos temos alunos que se destacam também nas Olimpíadas de Matemática, Astronomia, Informática e Financeira com ótimas classificações.
Em 2010, o aluno Mateus Carvalho Dantas, na época aluno da 1ª Série do Ensino Médio, destacou-se na OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), classificando-se em 1º lugar na Paraíba e 3º lugar no Brasil, recebendo as medalhas na UNICAMP.
Nos vestibulares, a história de sucesso começou desde o primeiro ano em que foi oferecida a 3ª Série do Ensino Médio. Com classificação dos alunos: Diego Tavares Cavalcanti, 1º lugar em Administração de Empresas (UEPB); Paulo Pedro de Freitas, 1º lugar em Comunicação Social (UEPB) e Manuela Maria Lopes, 1º lugar em Fisioterapia (FACISA).
Em 2022, o Aluno João Victor Silveira alcancou o 1º Lugar em Educação Fisica (UEPB).
A cada ano, o CDT destaca-se com classificacões significativas dos alunos, expressando ainda mais a qualidade educacional da sua história.
Educação se constrói com história, e por isso sempre a contamos com muito orgulho: São 90 anos de Competência, Dedicação e Tradição. (CDT)
FUNDADORA DO COLÉGIO DJANIRA TAVARES
Falar da professora Djanira Tavares é viver novas emoções, deixando fluir os sentimentos, é recordar saudosamente a educadora competente, dedicada, respeitada, solidária e amada. Era uma senhora simples, mas de grande coração, sempre acolhia e educava, com carinho, aqueles alunos mais necessitados, sem receber nada em troca. Tinha consciência do seu compromisso, da sua responsabilidade e a sua trajetória educacional que muito marcou toda a sua vida profissional.
BIOGRAFIA
Nasceu no dia 07 de Janeiro de 1918, na cidade de Campina Grande-PB, residiu toda sua existência na Rua Almirante Barroso, no bairro do Cruzeiro. Foi funcionária pública durante vários anos, exercendo a função de professora nos Grupos Escolares, Apolônio Amorim, Estelita Cruz e Melo Leitão. Fundadora, professora e proprietária do Instituto Almirante Barroso, onde dedicou toda a sua vida à educação e a sua família. Faleceu no dia 19 de dezembro de 1976, às 18 horas, no hospital Pedro I. Professora querida, mãe e amiga cuja lembrança permanece presente nos corações de todos. Alguns de nossos alunos são frutos (netos/ bisnetos) daqueles que tiveram o privilégio de terem estudado com a nossa inesquecível professora. Seu nome é uma grande herança e permanece com uma bonita lembrança, sendo homenageada pelo Colégio Djanira Tavares e pela Câmara de vereadores que denominou Professora Djanira Tavares, uma rua situada no bairro onde nasceu (Cruzeiro).
PALAVRAS DA SUA FILHA SOCORRO TAVARES
Homenageio saudosamente com reconhecimento e gratidão, essa grande mulher que, com muita sabedoria e humildade, ministrava seus conhecimentos e me ensinou a olhar a educação com amor, dedicação e seriedade, tornando o Colégio Djanira Tavares uma verdadeira Tradição e referência em Educação de qualidade.
O verdadeiro amor nunca morrerá, por mais que o tempo e a distância insistam em fazer-me esquecer, serei fiel aos seus ensinamentos, pois tudo o que me ensinou é a base de todo o meu trabalho. O afeto existente entre mãe e filha jamais será esquecido.